A restauração dos prédios do patrimônio histórico de Cuiabá vai trazer de volta à cidade espaços abandonados há décadas - e até mais de séculos, em alguns casos. Mas mais que a recuperação desses locais que guardam a memória cultural e religiosa da capital e do Estado, as obras vão ampliar as opções culturais de Cuiabá.
Nada menos que sete prédios históricos de Cuiabá estão em fase de conclusão de restauração e serão entregues dentro dos próximos seis meses à população. O cronograma, que tem início no dia 7 de fevereiro e se estenderá até o final de julho. As obras foram vistoriadas pelo governador Blairo Maggi, na manhã desta sexta-feira (20.01), acompanhado do secretário de Estado de Cultura, João Carlos Ferreira, e da secretária de Estado de Turismo, Yeda Marly e Assis.
Quando as obras forem inauguradas, novos espaços dedicados às atividades culturais surgirão junto com os prédios originais. A Casa Barão de Melgaço será uma delas. Com entrega programada para abril de 2006, o prédio, que abriga a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, está sendo totalmente restaurado, mas ganhará três novas áreas de apoio e será mais um complexo cultural no centro velho da Cidade Verde.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Restauração de prédios históricos ampliam opções culturais em Cuiabá
|