O Palácio Nacional da Ajuda é hoje palco da inauguração da exposição "Artistas viajantes e o Brasil no século XIX", um evento que encerra uma semana de iniciativas conjuntas entre o Instituto Português de Museus (IPM) e o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional do Brasil (IPHAN). A exposição já passou este ano pelo Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
A inauguração decorre a partir das 18h30 na galeria de pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, devendo a ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima, presidir à cerimónia, na qual participam também os responsáveis do IPM do Instituto Português do Património Arquitectónico e o curador da Coleção Brasiliana / Fundação Estudar.
Formada por cerca de trezentas pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras sobre temas brasileiros, a Coleção Brasiliana é resultado do trabalho de quarenta anos do coleccionador e antiquário francês Jacques Kugel. Grande parte das obras é de autoria de artistas viajantes europeus que passaram pelo Brasil durante o século XIX.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Lisboa inaugura hoje a exposição "Artistas viajantes e o Brasil no século XIX"
|