Emoção e respeito às tradições religiosa e cultural da secular história mato-grossense. Com esses sentimentos autoridades do Governo do Estado e de Cuiabá, fiéis e representantes da ‘cuiabania’ participaram da reabertura da tradicional igreja de Nosso Senhor dos Passos, no centro da Capital.
Reinaugurada pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira e abençoada pelo arcebispo metropolitano Dom Milton Santos, a recuperação de uma das mais importantes igrejas da história mato-grossense, construção datada de 1792, é a concretização de uma das obras de restauração do Centro Histórico da capital que estão sendo promovidas pelos Governos estadual e federal.
Para o secretário de Cultura, a restauração representa um acontecimento histórico, sobretudo pelo ineditismo do programa governamental na realização de ações realmente efetivas voltadas à recuperação da memória cultural e religiosa de Mato Grosso.
“É um monumento da história mato-grossense, um ícone cultural que foi recuperado graças ao trabalho primoroso e a parceria com o Iphan. Para nós, que amamos essa terra, nascemos ou escolhemos aqui para morar, a igreja representa mais que a memória. É uma paisagem amena para a turbulência urbana e um sentimento de orgulho”, avaliou João Carlos.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Restauração de igreja é início da revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
|