Leia mais
Portugal: Antiga cadeia não reúne consensos
Mercado abre portas ao turismólogo
São Sebastião/SP: Operários encontram objetos do século 18 durante obra
Taubaté/SP: Filippini sugere manutenção da capela do Cemitério Municipal
Engenho dos Erasmos terá base da USP em 2006
Painel
Painel

 
Santos com cultura, esporte e lazer, longe da praia
Paulo Atzingen e Regiane Soares. Repórter Diário (ABC)
dezembro/2005
 
Se você é daqueles que pensam que ir para Santos, no litoral paulista, é apenas sinônimo de praia, sol e areia... está na hora de você rever os seus conceitos sobre uma das cidades mais importantes para história do Brasil, rica em cultura, esporte e lazer. Apesar do apelo dos dias quentes e ensolarados, aproveite as férias de Verão para tomar um banho de conhecimento, e não apenas de mar.

Com diversos prédios restaurados, o centro histórico de Santos é um bom começo para um roteiro turístico-cultural longe da praia. Para se ter uma idéia do processo de revitalização da cidade, promovido pela administração municipal, o bondinho é uma boa opção. Totalmente restaurado, o bonde da década de 20 parte da praça Mauá, em frente ao Paço Municipal, e percorre em 10 minutos os principais pontos turísticos, como a Estação do Valongo, da antiga estrada de ferro Santos-Jundiaí. O prédio foi restaurado, e hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo.

O percurso de 1,7 mil metros do bondinho é acompanhado por um guia, o que facilita a visitação. Outro ponto de destaque do passeio é a rua XV de Novembro, que na década de 20 era conhecida como a Wall Street Brasileira. No começo do século, a via era ocupada por residências, mas depois se tornou o principal ponto de comércio do café. A importância da rua pode ser comprovada em uma placa colocada na esquina com a rua do Comércio. "Esta quadra da rua XV é termômetro da economia do café. Aqui se ajuda a construir a grandeza da Pátria", diz o texto da homenagem ao local...

Para ler o artigo na íntegra, clique: