Considerado um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil, o Engenho São Jorge dos Erasmos contará com Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP) em 2006. O início das obras foi anunciado nessa querta-feira (23) por representantes da Administração Municipal e da instituição de ensino, durante o ato que tornou oficial a permissão de uso de terreno anexo às ruínas, na Zona Noroeste.
O vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, afirmou que a nova unidade valorizará o engenho, propiciando o uso qualificado e integrado à comunidade. O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, professor doutor Adilson Avansi de Abreu, destacou que “as obras devem começar nos próximos dias, já que a licitação foi concluída. Será um ponto de apoio ao engenho, patrimônio da Humanidade que simboliza o início do capitalismo no mundo, quando a cana-de-açúcar passou a ser plantada em grande escala e exportada para a Europa”.
Também participaram do evento a presidente do Conselho Curador das Ruínas, Maria Cecília França Lourenço, e o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia.
FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos
|