Leia mais
Fortaleza/CE: Em busca do passado
Fortaleza/CE: Ações para revitalizar o Centro
Fortaleza/CE: Novo folheto sai amanhã
Egito: Mais 17 estátuas da deusa egípcia Sekhmet são encontradas
Alcântara/MA comemora 358 anos nesta sexta-feira
Painel
Painel

 
Santos/SP: Museu da Imagem e do Som: passeio pela memória santista
Prefeitura Municipal de Santos
novembro/2006
 
Um acervo riquíssimo e de grande importância para a história cultural da Cidade, composto por mais de cinco mil filmes de arte, 15 mil discos de vinil, estúdio de gravação, documentários institucionais, além de objetos raros, como um gramofone da década de 40, o retransmissor da Rádio Clube e a coleção do filme Pathé Baby (de 1923).

Tudo isto pode ser conferido no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), que completou este mês 10 anos de existência. Visitado por diversas pessoas, desde 1996, o Miss é um equipamento da Secretaria de Cultura de Santos (Secult), que funciona no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. Atualmente o espaço passa por completa reformulação.

O acervo encontra-se em processo de triagem e catalogação e será dividido em cinco segmentos: Videoteca (VHS, DVDs, películas em 35, 16, 9,5 e 8 mm), Audioteca (discos, gravações em rolo, cassete e mídias digitais), Objetos (máquinas fotográficas, filmadoras, projetores de 35, 16 e 8 mm, vídeos, aparelhos de som, rádios, aparelhos de TV, gramofones), Documentação (fotos, periódicos, programas, cartazes, folheteria, textos) e Coleções (material relativo a eventos artísticos e culturais, personagens e personalidades).

De acordo com o coordenador do Miss, Nivio Mota, todo acervo está sendo refeito, gradativamente, de acordo com os critérios musicológicos obrigatórios. “No site, o público pode encontrar toda programação e em breve, todo material também será disponibilizado”.

Mas o museu não se limita ao acervo. Além do vasto material, o lugar também conta com uma série de projetos mensais e semanais, com entrada franca. São eles: Cinema no Miss (títulos nacionais e internacionais do cinema recente, com um tema diferente a cada mês), Música no Miss (apresentações de diversos estilos musicais), Ópera no Miss (títulos do gênero em grandes montagens realizadas nos mais importantes teatros e festivais do mundo), Cinema de Rua (sessões de cinema em vários bairros da Cidade) e Sessão Retrô (clássicos do cinema mundial em sessões únicas com projeção digital e também na bitola de 16 mm).

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Em comemoração ao aniversário do Miss está sendo realizado o Ciclo Novo Olhar do Cinema Africano, além da retomada do Projeto Depoimentos, que terá a reestréia nesta quarta-feira (22), a partir das 19h30, com o convidado Serafim Gonzáles. Na ocasião o ator e escultor concederá entrevista, que será gravada e poderá ser acompanhada pelo público.

O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Avenida Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias. Toda programação pode ser conferida pelo site www.cinearteposto4.com.br/miss. Outras informações pelo telefone 3226-8000.


FONTE: