Palco de grandes acontecimentos históricos do país e da Bahia, o Forte de São Marcelo está bonito de se ver. Quem olha ao longe, já percebe os resultados das obras de recuperação no monumento que é cartão postal da cidade que se destaca entre as águas da Baía de Todos os Santos. As obras de recuperação devem ser concluídas até o dia 15 de fevereiro. O Forte sediará um Centro Cultural que vai ficar aberto à visitação pública a partir do dia 29 de março, data em que Salvador completa mais um ano.
No monumento, foram realizadas limpezas para a retirada de fungos e de mofos. Também foi colocado revestimento com argamassa em toda a estrutura. Para a pintura foi utilizada uma tinta a base de sílico, que impede o surgimento de camadas impermeáveis, evitando que a tinta se desprenda da parede ao entrar em contato com a água e ao se expor ao sol.
O superintendente da Surcap, Adriano Peixoto revela que estão sendo colocadas portas e janelas, recuperadas as instalações elétricas e hidráulicas. Ainda serão instalados um corrimão no anel central e a iluminação cênica, que permitirá a visibilidade do forte durante a noite. Todas essas ações de reconfiguração obedecem a orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (Ipac). “A idéia é que o forte seja não apenas ícone do turismo local, mas também do turismo nacional”, observa Peixoto.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Obras no Forte de São Marcelo terminam em fevereiro
|