Leia mais
Mil museus brasileiros terão páginas na internet em 2007
Iphan firma acordo de cooperação com o Governo do Paraguai para preservação do seu patrimônio
Bauru/SP: Recuperados, vagões históricos vão para a sede do Poupatempo
São Paulo/SP: Restauro da Estação Luz em fase final de execução
Ribeirão Preto/SP: Gasparini tomba sem consultar a Câmara
Painel
Painel

 
Definidas as propostas para o Plano Nacional de Cultura
24HorasNews
dezembro/2005
 
Descentralização e democratização dos meios de comunicação de massa, especialmente televisões e rádios, mais dinheiro para a cultura, em todos os níveis de governo - municipal, estadual e federal -, e a implantação do Sistema Nacional de Cultura como instrumento de articulação, gestão, informação, formação e promoção de cultura com participação e controle da sociedade.

Essas foram as principais propostas aprovadas pela sessão plenária da 1ª Conferência Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura e realizada de 13 a 16 de dezembro em Brasília. O evento, encerrado na noite de sexta-feira passada, reuniu cerca de 1,2 mil participantes vindos de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, e representantes do Ministério da Cultura.

DEMOCRATIZAR A MÍDIA - A proposta que recebeu o maior índice de aprovação dos delegados que votaram as diretrizes a serem adotadas tratava da regionalização e descentralização da programação cultural das rádios e emissoras de TV. O objetivo é democratizar o acesso da produção cultural regional e local aos veículos de comunicação, abrindo espaço nas redes nacionais para programas locais e reduzindo a massificação imposta pelos grandes canais de comunicação do país.

Para ler o artigo na íntegra, clique: