O interior de uma das mais belas estações de trem e metrô da cidade de São Paulo está em fase final de restauro. A Estação Luz, no Centro da capital, estará com o visual renovado até sábado (25/2), quando deverão ser reinaugurados, totalmente recuperados, o seu saguão central, localizado em frente à Praça da Luz, e seus dois saguões laterais, ao lado da Rua José Paulino e da Pinacoteca do Estado, onde estão instaladas as bilheterias. A estação também recebeu novas grades de ventilação e iluminação da calçada, que foi alargada, enquanto as esquadrias das salas técnicas da plataforma 4 foram reformadas. Em janeiro de 2005 foi reinaugurada a fachada do prédio, depois de totalmente recuperada.
Interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Imagem: Mônica Yamagawa
As intervenções fazem parte do Projeto Integração Centro, desenvolvido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com monitoramento dos órgãos de preservação – DPH, Condephat e Iphan. O projeto tem como principal objetivo estabelecer a ligação física entre as seis linhas que compõem a extensa malha ferroviária operada pela companhia e a sua integração com o sistema de alta capacidade existente na capital paulista, operado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.
O saguão central da Estação da Luz aguarda somente o restauro da rosácea e a instalação das luminárias. No local, foram realizados serviços de conservação, como a eliminação de trincas e fissuras do piso, a lavação específica do teto e parede, além de nova pintura. Todos os furos, trincas e manchas até a altura do mezanino foram eliminados, inclusive das colunas e rodapés, um trabalho quase artesanal.
As intervenções nos saguões laterais consistiram no restauro do piso, pintura das paredes e teto, recuperação de lustres e adequação das bilheterias existentes. Após a conclusão das obras, os três saguões formarão um salão contíguo, amplo, sem divisões.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Restauro da Estação Luz em fase final de execução