A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba)encaminhou, no início de janeiro, um pré-projeto para o Programa Petrobras Cultural para concorrer a uma verba de R$ 300 mil.
O recurso será utilizado na elaboração de um projeto executivo que possibilitará a busca por patrocínio para restaurar o Casarão do Porto, um dos mais importantes patrimônios históricos do município.
O Projeto Executivo é um conjunto dos elementos necessários à execução de uma obra completa, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Estão previstos diversos estudos preliminares e diagnósticos que permitam uma noção global da situação do prédio. Para tanto, serão realizadas uma série de ações, tais como levantamento dos danos, incluindo sondagens e prospecções para verificar a situação das estruturas, instalações elétricas e hidráulicas, descupinização e pesquisas históricas e iconográficas, entre outras.
O pré-projeto apresentado ao Programa Petrobrás Cultural chama-se "Reconversão do Casarão do Porto" e tem como responsável o arquiteto Fábio das Neves Donádio. Se aprovado, o recurso para a realização do projeto executivo deve sair até maio deste ano.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Ubatuba quer restaurar Casarão do Porto
|