Cento e vinte e três fotografias de imóveis residenciais construídos pela antiga Associação Predial de Santos - extinta em 1990 - formam o mais recente material do acervo iconográfico da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). As imagens registram sobrados, casas térreas e outras construções residenciais, a maioria com porão e elementos decorativos das décadas de 30 a 50. Todos os imóveis, sem exceção, ostentam placa na fachada da Associação Predial de Santos (APS).
O material foi doado por Sérgio Barbosa Tauyl, que há dez anos guardava as fotos. Muitas delas registram imóveis ainda existentes em Santos e São Vicente. Ele as encontrou, acidentalmente, num ferro-velho da Rua Campos Sales. “Acredito que estas imagens constavam de um arquivo de controle de venda e aluguel dos imóveis da entidade”, diz. Ele descobriu que muitos dos imóveis abrigam hoje empresas, lojas e bares.
Para Tauyl, a Fams foi o melhor lugar que encontrou para doar as fotografias, pois além de possuir laboratório fotográfico e material necessário na preservação iconográfica, a instituição trabalha na conservação da memória e da história santista. “Fico orgulhoso em saber que ajudei a preservar o passado da Cidade”.
|