Leia mais
Peru: Prefeita mantém construção de ponte polêmica em Machu Picchu
CUT desenvolve projeto “Preservação de Acervo do Movimento Operário e Sindical”
Profetas de Aleijadinho passam por restauro
João Pessoa/PB: Seminário discute potencialidade do turismo religioso na Paraíba
Belém/PA: ONG prepara Vigia para os 400 anos
Painel
Painel

 
Jundiaí/SP: Curso ensina como conservar acervo de museus
Rose Volponi Oliveira. Jornal Jundiaí Online
fevereiro/2006
 
Durante todo o dia de ontem 40 profissionais que atuam em museus da cidade participaram do curso "Conservação Preventiva de Acervos", realizado no Museu da Energia de Jundiaí. O evento tem o objetivo de abordar a importância de utilizar a técnica correta para conservar e recuperar acervos.

"Este é o primeiro curso de capacitação oferecido especificamente aos que atuam nesta área da cultura", afirma o coordenador do Museu da Energia, Silvio Glauco Rezende Rosa.

Realizado pela Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento em parceria com o Conselho de Museus de Jundiaí, Museu da Energia e Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, o curso tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí.

O responsável pela conservação de arquivo da Fundação, Leandro Lopes Pereira, ministrou o curso e destaca que pequenos detalhes no processo de conservação são importantes. "O curso abordou ainda as novas tecnologias e a maneira correta de manusear fotos, livros e outros materiais."

"Tudo que ouvimos até agora será muito útil em nosso trabalho", afirma a monitora Maria Aparecida da Silva. Ela trabalha em uma fazenda da região, onde há o Museu do Café.

A empresária Graziela Sestini diz que o brasileiro ainda tem pouco interesse pelos passeios culturais. "Mas quem conhece o roteiro e as belezas do material restaurado e preservado gosta e elogia muito."

Para a auxiliar administrativa Rita de Cássia Carvalho, que também cuida da biblioteca existente no Complexo Fepasa, Jundiaí tem muitas riquezas não descobertas ainda pela população. "Estou feliz em aprender as técnicas e formas de cuidar melhor deste material."

Para ler o artigo na íntegra, clique: