Leia mais
Salvador/BA: Zezéu Ribeiro quer Feira de São Joaquim como bem cultural
Limoeiro do Norte/CE: Ciclo do couro é o tema
Belém/PA: Memória viva à morte
Marechal Deodoro/AL: Igreja de Santa Maria Madalena será primeira a receber recursos
Pinhal/SP: um marco na história paulista
Painel
Painel

 
Portugal, Faro: Jovem licenciada lança guia turístico virtual - Faro é a terceira cidade do país onde a visita aos monumentos é facilitada pelos áudio-guias
Márcio Fernandes. Diário Online (Portugal)
dezembro/2005
 
Rute Nunes, licenciada em Património Cultural, lançou no Algarve o primeiro projecto de guia turístico virtual. Trata-se de um projecto pioneiro na região, com incidência em Faro, onde através do aluguer de um sistema áudio-guia os turistas podem obter informações detalhadas sobre 28 monumentos e outro património edificado da cidade.

O sistema não dispensa a visita física ao local mas torna desnecessária a presença de um guia. Através de um pequeno aparelho e apenas com a ajudar de um mapa com a localização/referenciação de cada monumento ou ponto de interesse da cidade o turista pode percorrer a cidade sozinho e visitar os monumentos que mais interesse lhe suscitam. Chegado ao local que pretende visitar o turista tem apenas de marcar no áudio-guia o número correspondente a cada monumento e escutar a respectiva e completa descrição. A envolvente histórica, a descrição interior e exterior e até algumas lendas sobre os monumentos são apenas algumas das informações fornecidas pelo áudio-guia em quatro idiomas: português, inglês, alemão ou espanhol.

Cada visitante escolhe o percurso que mais lhe agradar mas o roteiro do Posto de Atendimento Cultural (PAC) aconselha três percursos que o turista pode seguir. Como explicou Rute Nunes "a ideia é dar a conhecer não só o património religioso da zona histórica mas também o património civil, alguns edifícios e palacetes da cidade que se situam em zonas como a Rua de Santo António, Largo do Carmo ou São Pedro".

A iniciativa é inovadora e bem poderia figurar como um projecto público, mas não. O Posto de Atendimento Cultural é um projecto privado e suportado financeiramente única e exclusivamente por esta jovem licenciada que após acabar o recente curso de Património Cultural se deparou com o facto da licenciatura não lhe dar a hipótese de fazer visitas guiadas.

Para ler o artigo na íntegra, clique: