A prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira que o conjunto da Vila Itororó, formado por 37 casas localizadas na Bela Vista, centro, será recuperado e transformado em pólo cultural.
O decreto de utilidade pública foi assinado ontem (23) pelo prefeito José Serra (PSDB) e a inauguração do espaço deve acontecer em um ano e meio.
"Em seis meses, temos que ter uma solução para todos os moradores, o novo projeto e a desapropriação já feita. Em seguida, começamos a definir as parcerias e contratar a restauração. Será uma obra de cerca de um ano e meio", explicou o secretário municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.
Atividades
Entre as atividades que serão desenvolvidas na vila, após a restauração, estão o espaço para atividades de cultura, educação, lazer e turismo; áreas de apoio para teatro de rua; residência temporária para artistas convidados; cinema ao ar livre; oficina de livros antigos; antiquários; espaços para escolas de formação na área; galerias de arte; espaço para oficinas de moda, cenografia, figurinos e iluminação, além de centros de gastronomia.
"É uma área que vai abrigar todas as coisas que pessoalmente gosto, dentre elas, um espaço para atividade de educação, cultura, turismo e lazer. Enfim, vamos fazer um centro cultural aberto para a nossa população", disse Serra.
Para celebrar a retomada do projeto, nesta segunda-feira (23) foi montada uma exposição com painéis e fotos sobre a vila no saguão da prefeitura, no Edifício Matarazzo.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Primeira vila urbana de SP será transformada em pólo cultural