Leia mais
Namibe: Visitas a locais históricos abrem o programa alusivo ao Dia da Cultura Nacional
Museu da Abolição divulga resultado do Concurso
Kosovo: Unesco vai restaurar 13 monumentos em Kosovo
Arqueologia: Escavações no Varadouro revelam peças do período colonial
Santos/SP: Convênio com o Dade garante R$ 12 milhões para Santos
Painel
Painel

 
Porto Alegre/RS: Eletrobrás pede terreno em troca do Gasômetro
Jornal do Comércio
dezembro/2005
 
Prefeitura planeja negociar com estatal e obter o uso definitivo da área.

Depois da ameaça de demolição na década de 70, evitada graças à mobilização da sociedade civil, a Usina do Gasômetro, na área central de Porto Alegre, enfrenta uma nova dificuldade.

Depois da ameaça de demolição na década de 70, evitada graças à mobilização da sociedade civil, a Usina do Gasômetro, na área central de Porto Alegre, enfrenta uma nova dificuldade. A Eletrobrás, proprietária da área, está pedindo um terreno em troca da concessão definitiva do prédio. A negociação deve iniciar nos próximos dias e, caso não haja acordo, os porto-alegrenses podem perder o ponto turístico e cultural.

Mas, segundo a prefeitura, essa hipótese é pouco provável - já que a administração pretende oferecer o terreno à estatal. A área pública deve servir como sede para novos escritórios da Eletrobrás. “Nós pretendemos negociar, desde que eles contribuam com a restauração da Usina. Estamos dispostos a ceder um terreno”, afirmou o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga. A localização da área que será concedida ainda está indefinida.

Para ler o artigo na íntegra, clique: