Leia mais
São Paulo/SP: Escola Paulista de Restauro abre inscrições para novos cursos
Rondonópolis/MT: 'A cidade começou aqui' - Vila Rondon
Vera Cruz/RS: Igreja vai virar patrimônio histórico
UNESCO rejeita candidatura do Património Imaterial da Galiza/Norte de Portugal
Ouro Preto/MG: Após quatro meses, ponte é reinaugurada em Ouro Preto
Painel
Painel

 
Cuiabá/MT: Enfim, patrimônio histórico de Mato Grosso é recuperado pelo Governo
Jornal O Documento
março/2006
 
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, vai apresentar o Programa de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico do Estado na Assembléia Legislativa, na próxima quinta-feira. A apresentação, que será feita pelo secretário João Carlos Vicente Ferreira, ocorrerá durante Sessão Especial requerida pelo deputado Carlos Brito.

“Será uma excelente oportunidade para mostrar aos nossos deputados e aos representantes dos diversos segmentos da sociedade este importante programa de nosso governo”, afirmou o secretário. “O Governo de Mato Grosso tem apostado na recuperação e revitalização do Patrimônio, como forma de devolver a cada cidadão parte da trajetória deste Estado ampliando, conseqüentemente, os espaços de realizações artísticas e de lazer”, complementou.

A Sessão Especial será às 19h30, no Plenário de Deliberações da Assembléia Legislativa, e está aberta à participação de representantes dos vários segmentos da sociedade mato-grossense. “Queremos a presença dos segmentos, e não apenas da área cultural, porque a recuperação do patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso interessa a todos”, conclamou o secretário João Carlos.

Durante a sessão, o secretário fará um balanço das ações do governo do Estado de 2003 a 2005 e o planejamento para 2006 na área do patrimônio histórico. O Programa de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico de Mato Grosso compreende um conjunto de projetos de obras, inventários, organização de acervos e formação da consciência de preservação patrimônio.

Desta forma, desde que assumiu em 2003, a atual administração trabalha em várias frentes visando tanto a recuperação e a revitalização de espaços históricos como da memória histórico-cultural do Estado, ou seja, os patrimônios culturais materiais e imateriais.

Entre as ações já concretizadas estão: a recuperação e revitalização do Palácio da Instrução e das igrejas do Bom-despacho e Nosso Senhor dos Passos, em Cuiabá, e a antiga Igreja de Santo Antonio de Leverger. Estão em obras: a cobertura das ruínas da Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade; o Cine Teatro Cuiabá; o Seminário da Conceição, que abrigará o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca do Estado; a Casa Barão do Melgaço, que abriga a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico; o antigo Thesouro do Estado, onde fica o Museu Histórico de Mato Grosso; a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; e o Relógio da Fonte Pública, em Nossa Senhora do Livramento

Para ler o artigo na íntegra, clique: