Leia mais
Portugal: Memória: Biblioteca de Évora
Cuiabá/MT: Patrimônio Histórico será rediscutido quinta-feira
Petrobras abre nova torneira de patrocínios
A Candidatura do Patrimonio Inmaterial Galego-Portugués, a exame en París
São Francisco do Sul/SC: Programa Monumenta entrega obras de restauração em Santa Catarina
Painel
Painel

 
Santos/SP: Internauta de 16 anos doa imagens de cédulas e fotos antigas de Santos
Prefeitura Municipal de Santos
agosto/2006
 
Passear pelo Centro atento aos detalhes arquitetônicos do patrimônio histórico é um prazer diário que levou Jonathan Rodrigues dos Santos a descobrir o link Você Conhece?, que a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) inseriu em seu site (www.fundasantos.org.br) para identificar fotos de seu acervo.

Com apenas 16 anos, ele é o mais novo internauta a contatar a Fams, para ajudá-la a desvendar o endereço de alguns imóveis. “Achei muito interessante as fotos das casas antigas que aparecem no link”, comentou, ressaltando a importância do trabalho da Fams na preservação e divulgação da memória local. “Acredito que por meio dos documentos antigos entendemos o passado da Cidade”.

Além das informações, Jonathan repassou à Fams, por e-mail, imagens de cédulas utilizadas no país, desde 1833, época do Império, e 64 fotos antigas de Santos, dentre elas do Hotel Atlântico na década de 1920, ainda sem mudanças arquitetônicas; do antigo Cine Brasília, na Avenida Pedro Lessa, em 1977; do Cine Alhambra, por volta de 1980, e do Edifício Universo Palace, em 1973, quando ainda nem tinha este nome.

Todas essas curiosidades do passado santista já foram incorporadas ao acervo da Fams, inclusive os textos que descrevem o período de utilização de cada moeda – do antigo real ou réis até o novo real, passando pelo cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro e cruzeiro real.

O link Você Conhece? foi criado no mês passado pela Fams, no intuito de identificar o endereço de casas fotografadas pela extinta Associação Predial de Santos. As fotos estavam em um ferro-velho e foram resgatadas por Sérgio Barbosa Tauyl, que as guardou durante dez anos antes de doá-las para a Fams.


FONTE: