Leia mais
São Paulo/SP: 12 prédios centenários são tombados em SP
Em busca das Sete Novas Maravilhas do Mundo
Santo André/SP: Estado demarca Chácara Baronesa para criação de parque ecológico
São Luís/MA: Mais de 50 casarões podem ruir no Centro Histórico
Várzea Grande/MT: Igreja da Passagem da Conceição será reinaugurada hoje
Painel
Painel

 
Marajó/PA: Arqueólogos começam escavações em Joanes
Portal ORM. O Liberal
fevereiro/2006
 
A partir da próxima sexta-feira (17), os arqueólogos do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Fernando Marques e Denise Schaan estarão realizando atividades de educação patrimonial e ações de salvamento arqueológico no sítio histórico de Joanes, localizado no município de Salvaterra, arquipélago do Marajó.

Além de escavações pontuais, os pesquisadores darão início ao processo de limpeza das pichações existentes no sítio, que é formado pelas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, antiga missão religiosa construída na segunda metade do século XVII. A equipe conta com outros colaboradores, como a universitária Hannah Nascimento, estudante de Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que dará continuidade ao trabalho de coleta de histórias orais com os moradores da Vila.

As atividades fazem parte do projeto “Preservação, conservação, pesquisa e educação patrimonial no sítio histórico de Joanes”, que é coordenado pelo Museu Goeldi em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Museu do Marajó e a Fundação para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA). O projeto tem como coordenadores a especialista em cultura Marajoara, Denise Schaan, que também é curadora do acervo arqueológico do Museu do Marajó, e do especialista em arqueologia histórica, Fernando Marques, responsável pela pesquisa arqueológica em diversos espaços culturais de Belém, tais como o Museu do Forte e a Estação das Docas.

Para ler o artigo na íntegra, clique: