A Prefeitura iniciou, nessa terça-feira (25), o processo de desapropriação do imóvel onde funcionará o Poupatempo de Santos. Com previsão de atender 5 mil pessoas por dia, a unidade regional será implementada nos antigos armazéns da Ceagesp, à Rua Amador Bueno, 249 a 261.
O compromisso foi assinado pelo presidente da Ceagesp, Francisco Cajueiro, e por um representante do Executivo, no Paço Municipal, com a presença de lideranças empresariais da área central. Além da prestação de inúmeros serviços públicos, o Poupatempo e o centro cultural projetado para o espaço serão instrumentos importantes para a revitalização do Centro Histórico.
Segundo o acordo, o Município pagará R$ 2.035.000,00 em 60 parcelas fixas. O imóvel tem 5.800 m² de área construída, dos quais 4.800 m² serão destinados ao Poupatempo e o restante para serviços municipais. Os armazéns, construídos em 1922, são os mais antigos da Ceagesp. A edição dessa terça do Diário Oficial de Santos publicou o decreto 4.481, que declara o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação.
O Poupatempo promove o atendimento eficiente, sem intermediários, ágil e de qualidade ao cidadão, num espaço com infra-estrutura adequada. Sua implementação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, com previsão de início de funcionamento em 2006.
A Prefeitura oferecerá serviços como emissão de protocolos, informações sobre débitos inscritos na dívida ativa, cálculos para parcelamentos e alvarás. Também estão previstos postos do Centro de Orientação, Defesa e Informação ao Consumidor (Cidoc), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), informações turísticas, Sabesp, CDHU e Correios, além do espaço para atividades culturais.
|