Depois de três meses fechado para reformas, foi reaberto ontem (1), o mais antigo e importante monumento histórico e arquitetônico do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos. A reforma custou R$ 600 mil, repassados pelo Banco do Brasil ao Governo do Estado, através de convênio, e foi realizada pela Fundação José Augusto.
A Fortaleza dos Reis Magos nasceu com a cidade do Natal, em 1598. Começou a ser construída no dia 6 de janeiro - o que deu origem ao nome -, com base em planta de autoria de Frei Gaspar de Samperes. Foi ocupada pelos holandeses, quando passou a se chamar Kastell Keulen. O líder da Revolução no Rio Grande do Norte contra o domínio monárquico, André de Albuquerque, morreu preso e vítima de ferimento grave em uma das celas da Fortaleza no ano de 1817. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um dos principais pontos de visitação turística do Estado.
A reforma da fortaleza incluiu as instalações hidráulicas, elétricas, retelhamento, troca do madeiramento, construção de rampas de acesso e de dois banheiros para os portadores de necessidades especiais, pintura geral, instalação de iluminação externa, recuperação da passarela de acesso e reforço dos taludes de pedra e ampliação do estacionamento. Antes, cabiam apenas 15 veículos pequenos e quatro ônibus. Agora cabem 60 veículos pequenos e oito de porte médio, além de doze ônibus.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Fortaleza dos Reis Magos será reaberta nesta quinta-feira
|