Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Museu Nacional da Quinta da Boa Vista anuncia reforma nas salas das imperatrizes
São Luís/MA: Petrobras vai patrocinar digitalização do acervo do Memorial da República
Olinda/PE: Banco doa R$ 2 milhões para obras em Olinda
Portugal: Elevador do Bom Jesus volta ao activo, após obras de remodelação
Cahoeira do Araripe/PA: Marajó cultua a memória do padre Giovanni Gallo
Painel
Painel

 
Ouro Preto/MG: Matriz de Nossa Senhora em Ouro Preto é elevada a Santuário
Agência Estado. Cosmo Online
dezembro/2005
 
Considerada um dos templos mais importantes de Ouro Preto, a 95 quilômetros de Belo Horizonte, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi elevada à condição de Santuário em cerimônia realizada na noite de ontem (8). Uma multidão de fiéis lotou a igreja durante a missa de elevação. A matriz foi projetada e construída no século 18 pelo mestre-de-obras português Manoel Francisco Lisboa, pai de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Ambos estão ali sepultados.

O acerbispo de Mariana, d. Luciano Mendes de Almeida, disse que com o novo título a igreja "passa a ser referência de devoção da Virgem Maria". Com o reconhecimento, o templo está apto agora a receber festas e religiosos de 130 paróquias. "Quem transforma a igreja em Santuário é o povo, pela sua presença, pela sua participação", comentou o arcebispo.

Após a missa, cerca de cinco mil fiéis seguiram em procissão pelas ruas do bairro de Antônio Dias, levando a imagem de quase três séculos. A construção da igreja de Nossa Senhora da Conceição foi iniciada em 1727 e concluída em 1746. O templo possui suntuosa ornamentação interna e marcas do estilo joanino, característico da segunda fase do barroco mineiro...

Para ler o artigo na íntegra, clique: