Em oposição à tragédia causada na região, o Tsunami facilitou a descoberta de uma cidade portuária da Antigüidade submersa na Índia. Segundo os arqueólogos, as estruturas de pedra "claramente feitas pelo homem" foram visualizadas no fundo do mar, no litoral sul indiano e podem ser parte da mítica Mahabalipuram, que, segundo a lenda, "era tão bonita que os deuses enviaram uma enchente que cobriu seis de seus sete templos".
A expedição de exploração submarina foi organizada pelo departamento de pesquisa arqueológica do governo da Índia, após os depoimentos dos moradores locais, que afirmavam terem visto um templo quando o mar recuou pouco antes do Tsunami.
As novas descobertas foram feitas perto do templo Mahabalipuram, do Século VII, com estruturas de pedra formadas por blocos perfeitamente retangulares, dispostos de forma claramente padronizada, de acordo com o chefe da expedição, Alok Tripathi. As lendas sobre o templo foram escritas pela primeira vez em 1798, pelo viajante britânico J. Goldinhgham, que ouviu as histórias dos "Sete Pagodes", em sua visita ao sul da Índia.
|