Trinta e três painéis com fotos retratando figuras e o cotidiano em aldeias indígenas de Bertioga e Mongaguá (SP), Santa Cruz da Cabrália (BA) e a região do Rio Tocantins compõem a exposição Brasilidade – Retratos de uma civilização, do repórter-fotográfico Antônio Vargas, que pode ser apreciada na VI Festa Nacional do Índio, a ser aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, em Bertioga.
A mostra, elaborada pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), é fruto de um trabalho de seis anos, quando Vargas, que atua na área de fotografia há 33 anos, iniciou projeto sobre a cultura indígena. Ainda este semestre, ele inaugura nova exposição sobre o mesmo tema. Em junho, a mostra Brasilidade estará no Instituto Histórico e Geográfico de Santos, seguindo depois para outros espaços culturais.
Com previsão de receber 120 mil pessoas até domingo (23), a sexta edição da Festa Nacional do Índio conta com a participação de mais de 650 indígenas, representando 17 etnias, entre elas guaranis e bororo (MT), awa-guajá (MA), assurini (PA), ashaninka (AC) e xerente (TO).
Além de artesanato e culinária, os visitantes poderão apreciar a cultura, esportes, tradições e rituais sagrados dos índios, já que a programação foi ampliada este ano, transformando a festa no maior evento cultural indígena do mundo, de acordo com os promotores, entre eles a Funai, Comitê Intertribal, Governo do Estado e Prefeitura de Bertioga.
FONTE: Prefeitura Municipal de Santos