Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Casa do poeta Casimiro reabre ainda este ano
Embu/SP: Bandidos roubam peças de Museu de Arte Sacra em Embu
Crimes contra arte crescem no mundo
Suíça: Lavaux - Vinhedo suíço é candidato a patrimônio mundial
Argentina: Teatro histórico de Buenos Aires quer recuperar brilho com restauração
Painel
Painel

 
Alice Portugal entrega proposta de CPI do tráfico de bens culturais
Márcia Xavier. Diário Vermelho
fevereiro/2006
 
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) entregou, nesta terça-feira (31), na Presidência da Câmara dos Deputados, sua proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o roubo, a receptação, o contrabando, o comércio ilegal e o tráfico de obras de arte, bens culturais e de arte sacra no Brasil. A proposta recebe apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A parlamentar apresentou ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), as diversas autoridades da área cultural presentes e expôs os objetivos da proposta. Ela ressaltou que o tráfico ilícito de bens culturais tem colocado em perigo o patrimônio cultural brasileiro. A maior parte das peças roubadas pertence a igrejas antigas - geralmente crucifixos e imagens de santos - e abastece um vasto mercado de ricos colecionadores que ambicionam ampliar seus acervos pessoais mesmo que isto se dê através de meios ilícitos, afirmou.


Filho de Portinari apóia iniciativa


João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari e presidente do Projeto Portinari, presente à audiência, destacou a importância da CPI proposta pela deputada para a preservação da cultura e da memória do país. Isabella Madeira, representando o Ministério da Cultura, manifestou o apoio do MinC e pediu a Aldo prioridade para a instalação da CPI.

Para ler o artigo na íntegra, clique: