Leia mais
Prefeitura quer revitalizar Forte do Itapema
Portugal: Publicações sobre o Baixo Guadiana apresentadas em Faro
João Pessoa/PB: Reunião define ação integrada para implantação do museu da capital
Portugal, Algarve: Projecto transnacional promove património algarvio
Nossa querida biblioteca
Painel
Painel

 
Belém/PA: Prefeitura vai alugar Cinema Olímpia
Portal ORM. O Liberal
março/2006
 
Após participar ontem de uma reunião no Rio de Janeiro com Luiz Severiano Ribeiro Neto, proprietário do Cinema Olímpia, o prefeito de Belém Duciomar Costa anunciou que a prefeitura irá alugar o cinema para transformá-lo em Centro Cultural, com sala de exibição e outras atividades relacionadas à sétima arte. A proposta de aluguel partiu do próprio empresário, que se mostrou satisfeito com a iniciativa da prefeitura de manter o Olímpia funcionando. O projeto, coordenado pela PMB, deverá envolver a parceria com da iniciativa privada

O grupo Severiano possui 200 salas de cinema no país, mas Luiz Severiano Neto não conta o Olímpia como um simples número: “Quero que ele seja um sucesso”, disse, ciente da importância histórica e afetiva do imóvel para a população paraense.

Uma agenda cultural intensa, com exposições, sessões exclusivas para alunos da rede pública de ensino, mostras de outros países, lançamentos de livros e outros eventos foi discutida entre o prefeito e o empresário. “Não basta preservar o espaço, é preciso aproveitá-lo 100%, da manhã até a noite”, defendeu Luiz Severiano Neto, citando como exemplos de parceria entre o poder público e a iniciativa privada os cinemas nas cidades de Natal, Fortaleza, Porto Alegre e Brasília, que abrigam festivais todos os anos.

No projeto da prefeitura, o cinema seria transformado em Centro Cultural. “Queremos também que a população que não tem acesso ao cinema, por não ter dinheiro para pagar ingresso, tenha a oportunidade de assistir aos filmes e participar de atividades culturais”, afirma o prefeito.

Para ler o artigo na íntegra, clique: