Leia mais
Limeira/SP: Boa Morte tem fachada nova para Vem Pro Largo
Maravilha/AL: Sertão pode ganhar parque temático pré-histórico
Cuiabá/MT: Exceções mantêm o bom estado de conservação
Bocaina/SP: Grupo fará estudo da importância histórica dos casarões de Bocaina
Santos/SP: Instituição acerta parceria com a Fams para produção de documentários
Painel
Painel

 
Rio Branco/AC: Prefeitura intervém em barranco e salva centro cultural de rachaduras
Página 20 Online
fevereiro/2006
 
Intensidade das chuvas ameaçava Centro Lydia Hammes

Máquina escavadeira ajudou no
trabalho dos 20 homens da prefeitura que estão atuando na obra


Vinte homens da prefeitura de Rio Branco trabalham na recuperação de barranco e da rede de drenagem ao lado do Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho. A intervenção, esperada há quatro anos pela comunidade, foi rápida e evitou que o Centro, que é um patrimônio histórico e cultural da cidade, continuasse a sofrer rachaduras.

Máquinas da Empresa Municipal de Urbanização, a Emurb, trabalham na recomposição do talude, como é chamado o terreno assoreado, a um custo de R$ 60 mil. O trabalho poderá levar de uma semana a um mês, caso as chuvas continuarem. Ali, o Rio Acre tem uma curva, cujo fluxo de água, com o passar dos anos, provocou grande escavação no barranco.

Serão implantados mais de 30 tubos, de 80 centímetros de diâmetro, e construída uma caixa de dissipação para a água pluvial e de esgoto despejada a partir das ruas Rio Grande do Sul e Acre e do Centro Poliesportivo, que vão em direção ao rio. Dois mil metros cúbicos de barro e de piçarra, além de grandes blocos de cimento serão colocados no aterro, o equivalente a 150 viagens de caçamba.

Para ler o artigo na íntegra, clique: