Leia mais
Arqueologia: Sítio arqueológico é descoberto nas obras do Rodoanel
Casarão do Centro preserva riqueza histórica da Cidade
Campinas/SP: Palácio da Mogiana ganhará telhado novo
Rio de Janeiro/RJ: Telas podem ter sido roubadas de museu no Rio em duas ocasiões
Paranaguá/PR: UFPR busca verba para Museu de Arqueologia
Painel
Painel

 
Mogi das Cruzes/SP: Em Mogi, – Conselho de notáveis da Coordenadoria de Cultura toma posse
A Semana
dezembro/2005
 
O prefeito Junji Abe nomeou, nesta quinta-feira (15), às 10:30 horas, uma comissão composta por quatro notáveis da cultura de Mogi das Cruzes. O grupo foi contratado em caráter temporário, por dois meses, e será responsável pela avaliação e definição dos imóveis de interesse da cidade para conservação. Fazem parte da equipe os historiadores Mário Sérgio de Moraes e Ivone Marques Dias e os arquitetos Maria Lúcia de Freitas e Edval Bolanho.

“Talvez por ser descendente de japoneses, donos de uma história milenar, eu saiba como poucos a importância da preservação da cultura de um povo. Estamos avançando devagar neste campo, mas avançamos de maneira sólida”, afirmou o prefeito Junji Abe.

Ivone Dias contestou o rótulo de ‘notáveis’ que lhes foi atribuído. “Notáveis não somos nós. Notáveis são as coisas que descobrimos em nossa cidade”, afirmou. Maria Lúcia ratificou a afirmação da colega: “Mogi das Cruzes é a 3a cidade mais antiga de São Paulo e a 17a mais antiga do Brasil. É preciso lembrar ao povo mogiano que esse patrimônio histórico é uma herança das outras gerações para todos nós”, disse.

O professor Mário Sérgio resumiu: “Mogi das Cruzes é uma cidade especial, por diversos motivos. Acho que estamos, agora, vivendo um momento histórico. Nossa função, nesta equipe de especialistas, é servir como instrumentos de uma voz coletiva, instrumentos da voz popular”, afirmou.

Casarão do Chá
Na reunião, o prefeito Junji Abe garantiu o repasse de R$ 54 mil para o reparo do Casarão do Chá, exigidos pelo Ministério da Cultura como contrapartida para o financiamento liberado pelo Governo Federal....

Para ler o artigo na íntegra, clique: