Na semana que Santos completa 460 anos, a Prefeitura entrega dois presentes para santistas e turistas: o Teatro Coliseu, que ficou quase uma década passando por obras, e o Aquário Municipal, fechado há dois anos para uma grande reforma e ampliação das atrações existentes. Os dois equipamentos públicos passaram por uma grande intervenção e agora começam a receber seus primeiros visitantes.
Enquanto o Teatro Coliseu é considerado um dos marcos do Programa Alegra Centro, no qual prevê a preservação dos prédios históricos do Centro de Santos, o Aquário é disparado a atração turística mais visitada de Santos e, agora, deve atrair ainda mais visitantes. "São dois equipamentos importantes que entregamos nas comemorações do aniversário, que devem agradar e muito o anseio da população", afirmou o prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB).
As modificações do Aquário, que será entregue na quinta-feira (26), foram em três níveis: melhorar a qualidade da visitação em termos de sinalização visual e conforto; melhorar a qualidade dos equipamentos, como filtros, bombas, tudo para a manutenção da vida dos animais, e com equipamentos para atender eventuais falhas; e o terceiro ponto é a melhora da infra-estrutura para os técnicos. "Quando o Aquário foi construído, há 60 anos, não se exigia tanto para ter um local desse tipo. Hoje, há uma série de regras do Ibama. Neste novo local, os laboratórios montados permitem até uma eventual intervenção cirúrgica, tanto por ter espaço como por ter equipamentos adequados para tal função", explica o biólogo Paulo de Tarso, que há 26 anos atua no Aquário. Para manter tudo em bom funcionamento, cerca de 40 funcionários dividem as atividades.
O Aquário foi o primeiro a ser construído no país com recursos do poder público. "É inacreditável se pensarmos em 1940 um prefeito que inventou um aquário público era totalmente inédito e isso fez história no País. Os que existiam eram ligados a alguma instituição, para pesquisa. E com essa ampliação, hoje ele é considerado um dos maiores do País financiado pelo Poder Público", diz o biólogo. Agora, serão 3.515 m², três vezes maior do que o original, construído entre 1943 e 1945. As principais atrações que devem chamar a atenção dos visitantes são: o tanque do Macaezinho, com 170 m2; o oceânico, de 350 mil litros, que abriga peixes do fundo do mar, como tubarões, arraias, garoupas, meros e outras espécies; o tanque amazônico, que reproduz uma floresta inundada, tem o ambiente perfeito para algumas espécies; além do espaço reservado para os pingüins.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Presentes para Santos