Leia mais
São Luís/MA: Material arqueológico é achado durante obras na praça Pedro II
Arqueologia: Património subaquático vai ser debatido em Lisboa
Marechal Deodoro/AL: Morre alagoana que colocou singeleza na História
Arqueologia: Depredação ameaça sítio arqueológico no sudoeste
Recife/PE: PCR capacita profissionais de museus com curso no Mamam
Painel
Painel

 
Estados Unidos: Obras de Klimt roubadas pelos nazistas são expostas em Los Angeles
France Presse. Correio Web
abril/2006
 
O Museu de Arte do Condado de Los Angeles (LACMA) expõe a partir desta terça-feira cinco pinturas de Gustav Klimt. Os quadros foram roubadas pelos nazistas e devolvidos pela Áustria à Maria Altmann, herdeira das obras por determinação da Justiça.

As pinturas de Klimt (1862-1918) foram enviadas em meados de março para os Estados Unidos e serão exibidas no LACMA (Los Angeles County Museum of Art), Califórnia (costa oeste). Trata-se de dois retratos de Adele Bloch-Bauer, tia de Maria Altmann, e as paisagens "Beechwood" (1903), "Apple Tree I" (1911) e "Houses in Unterach on Lake Atter" (1916).

Todas saíram da Galeria Belvedere no início de fevereiro, depois que o governo austríaco se negou a comprá-las por seu alto valor e aceitou devolvê-las a Maria, de 90 anos, americana de origem austríaca e herdeira de uma família judia roubada pelos nazistas.

Após o longo processo judicial que se arrastou em Viena, o governo anunciou que não tinha os 300 milhões de dólares necessários para manter as obras em coleções públicas. Em janeiro, um tribunal se decidiu em favor de Altmann.

"Estamos muito agradecidos a Maria Altmann e sua família por compartilhar estas obras de arte com os moradores de Los Angeles", disse nesta terça-feira o diretor do museu, Michael Govan, após a inauguração da exposição que vai até 20 de junho próximo.

Para ler o artigo na íntegra, clique: