Leia mais
Bauru/SP: Artista plástico revive prédios históricos em exposição no Sesi
Bela Vista/MS: Igreja São Patrício recebe restauração em Bela Vista
João Pessoa/PB: Diversidade artística marca projeto no Centro Histórico
Rio de Janeiro/RJ: Grupos diferentes roubaram museus do Rio, diz delegada
Recife/PE: Circuito dos Museus promove visitação gratuita para um domingão cultural no Recife
Painel
Painel

 
Araçatuba/SP: Painel sobre pecuária dentro da CEF é restaurado
Aline Galcino. Folha da Região
fevereiro/2006
 
Está em fase final a restauração do painel "Matadouro", de autoria do pintor e escultor italiano Franco Da Sérmide Gavioli, realizado em 1972 dentro da agência da Caixa Econômica Federal, em Araçatuba. A obra começou a ser restaurada no dia 23 de janeiro, em virtude de infiltração de água. A expectativa é que o trabalho esteja pronto até o fim da semana. A restauração custa R$ 9,3 mil, paga com verba do banco destinado à manutenção de seu patrimônio histórico.

A recuperação da pintura de Da Sérmide está sendo feita pelo artista plástico S. Soares, de Araçatuba. Ele destaca que o trabalho consiste em restaurar o painel sem interferir no estilo original. "Todas as partes que estavam danificadas já foram recuperadas", disse. Conforme ele, foi utilizada tinta acrílica à base de água, pois o original foi feito com vinil também à base de água e ambas são compatíveis, conforme o artista.

Ao utilizar as cores, ele procurou manter o aspecto envelhecido do painel, que tem 34 anos. A moldura também recebeu atenção especial.

O painel "Matadouro" tem 8,90 metros de comprimento por 2,80 metros de altura. É uma das poucas obras públicas realizadas pelo italiano Da Sérmide em Araçatuba que resistiram ao tempo. Outro painel, que havia na lateral externa do teatro Castro Alves, na Secretaria de Cultura e Turismo, sofreu danos com o sol abrasivo e, mesmo após tentativa de recuperação, descascou, perdendo-se. O painel da CEF resistiu por estar do lado de dentro da agência.

Para ler o artigo na íntegra, clique: