Estudantes de Lafaiete, da escola estadual Maria Augusta Noronha, participam da iniciativa; eles defendem a Igreja de Santo Antônio
Alunos das escola estadual Maria Augusta Noronha, do bairro Santo Antônio (zona leste), participam do Concurso Tesouros do Brasil. O projeto tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico natural e artístico do Brasil, por meio da identificação de bens culturais que tenham importância para a identidade do bairro, cidade ou região. A intenção é incentivar estudantes dos ensinos fundamental e médio, com o auxílio de seus professores, a descobrirem os "tesouros escondidos", buscando preservá-los.
A diretora da escola, Celina Correia, considerou a importância do projeto: "a nossa escola apóia a iniciativa. É essencial sensibilizarmos a comunidade sobre a preservação do patrimônio cultural. Nesse sentido, os alunos resolveram entrar no concurso, priorizando o monumento cultural do bairro, que é a Igreja de Santo Antônio", explicou.
Segundo Celina, o trabalho dos alunos teve início com o levantamento dos dados: "os estudantes entrevistaram pessoas dos bairro; foi um momento de lazer e confraternização. Nossos alunos também procuraram historiadores da cidade e descobriram muitas coisas", relatou. De acordo com a professora, o que chamou mais a atenção dos adolescentes é que a igreja precisa de uma restauração, para que possa continuar fazendo parte de nossa história.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Concurso estimula a preservação cultural
|