Leia mais
Iphan insere bens culturais procurados na Interpol
Rio Branco/AC: Jornalista monta patrimônio histórico da Difusora Acreana
Cadastro Nacional dos Museus
Portugal: Igreja do Colégio acolhe núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado
Salvador/BA: Palacete histórico pronto para receber o Museu Rodin Bahia
Painel
Painel

 
Piracicaba/SP: Metodistas inauguram reforma
Jornal de Piracicaba Online
março/2006
 
A Igreja Metodista Central de Piracicaba será reinaugurada hoje –– após 52 dias de reforma –– com a realização de um culto de ação de graças. O culto acontece em dois horários –– às 9h e 19h –– e é aberto à toda comunidade piracicabana.

Foram gastos R$ 50 mil na execução das obras esperadas pela direção da igreja há mais de 25 anos. “A reforma é um sonho que carregamos desde o início da década de 70”, disse o reverendo Paulo Dias Nogueira, pastor titular da igreja.

Fechada desde o dia 9 de janeiro, a igreja passou por reformas internas que incluíram a troca do forro e dos ventiladores, a pintura das paredes, além da manutenção dos bancos, pisos e de todo o madeiramento do prédio, que é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Artístico de Piracicaba).

Segundo o reverendo, a restauração seguiu a tramitação exigida pelo Codepac, mas aproveitou novas tecnologias para trazer modernidade aos freqüentadores. “Restauramos a igreja respeitando a originalidade de seu projeto arquitetônico, mas utilizamos a tecnologia disponível como sistema de som e projetor de imagem para contrabalancear”, afirmou Nogueira.

Segundo o reverendo, as cores dos vitrais e das paredes do templo remetem ao nacionalismo vivido na época de sua construção. “A igreja foi erguida nos anos 20, uma década em que o Brasil vivia uma explosão nacionalista com a realização de semana de arte moderna, por isso o uso do verde, azul, amarelo e branco no interior do templo”, lembrou Nogueira.

O prédio da Metodista faz parte da história de Piracicaba e é um dos pontos turísticos da cidade. “Mais do que um marco histórico para a cidade, a Igreja Metodista é um local aberto ao povo piracicabano”, disse o reverendo.

Para ler o artigo na íntegra, clique: