Jovens agentes comunitários de bairros da periferia de Belém estão recebendo aulas sobre história da arte e arquitetura antiga de Belém.
Eles participam do curso de Formação de Agentes Comunitários para o Patrimônio Cultural da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), promovido pelo Museu de Arte de Belém. A atividade inclui aulas teóricas e práticas, como visitas monitoradas ao centro histórico da capital.
Os participantes são agentes comunitários que já atuam em segmentos como Movimento Cultural do Tapanã (Moculta) e Rádio Comunitária Resistência FM, de Canudos. Agora, eles passam a receber capacitação para a implementação de projetos socioculturais em suas comunidades.
No primeiro módulo do curso, os agentes receberam informações sobre a preparação desses projetos voltados para a comunidade. Agora, eles discutem temas como diversidade, cultura de massa e indústria cultural.
A partir da próxima semana, os participantes do curso terão aulas práticas sobre patrimônio cultural. As primeiras irão tratar de arquitetura e riqueza históricas dos museus de Arte de Belém e de Arte Sacra, na Cidade Velha.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Mabe forma agentes para patrimônio cultural
|