Leia mais
Indonésia: Embaixada de Portugal é património cultural
Mindlin doa 30 mil volumes à USP
Conselho Consultivo do Iphan reúne-se no dia 07 de dezembro em Santos (SP)
João Pessoa/PB: Obras na Igreja da Misericórdia serão concluídas no próximo ano
Portugal: Museu informatizado
Painel
Painel

 
Portugal: Monção - Convento do Capuchos será Hotel Rural
Ricardo Vasconcelos. Correio do Minho
janeiro/2006
 
O Claustro do Convento dos Capuchos, em Monção, acolhe hoje, pelas 15h30, a apresentação do projecto de requalificação do histórico espaço monçanense que fará dele um Hotel Rural. Segundo os promotores do projecto, a história não será posta em causa.

Decorre hoje, pelas 15h30, a apresentação do projecto de reconversão do Convento dos Capuchos em Hotel Rural.
A nova ideia para o mítico espaço monçanense decorre no claustro do convento com a presença, entre outros, de elementos da entidade promotora, ‘Pinto Rodrigues, Empreendimentos Turísticos, Lda’, de rancisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho, e de José Emílio Moreira, presidente da Câmara Municipal de Monção.
A intervenção, co-financiada pelo estado português através do PRIME, na modalidade Sivetur, será da responsabilidade da empresa ‘Bascol, SA’, caracterizando-se por uma “exemplar convivência entre o antigo e o moderno em total respeito pelo legado histórico e patrimonial que constitui o Convento dos Capuchos”.

Os responsáveis pelo projecto adiantam que os trabalhos desenvolver-se-ão em duas frentes distintas: reabilitação do edifício antigo do convento e construção de dois novos módulos de apoio com ligação ao primeiro.
No que concerne à preservação do antigo e sua empatia com o que de novo será projectado para o local, os responsáveis revelam que “a preservação do claustro, um espaço apelativo e invulgar, constituirá a referência maior desta intervenção”.

Por outro lado, revelam ainda que “elementos típicos como a Adega, a Cozinha e o Quarto da Torre representarão a imagem do passado, a devolução ancestral ao presente e a abertura do património à comunidade, onde a conservação do património e a protecção do ambiente estarão lado a lado com o conforto, a tranquilidade e a funcionalidade”.

Com conclusão prevista para a Primavera de 2007, o Hotel Rural, além de 24 quartos com TV, telefone, Internet, mini-bar, cofre e ar condicionado, disponibilizará ainda salão para reuniões, conferências, exposições e banquetes, piscina, campo de ténis, mini-golf e parque infantil.

Para ler o artigo na íntegra, clique: