Leia mais
Santos: bens em processo de tombamento pelo CONDEPASA
São Cristóvão/SE: São Cristóvão a caminho do reconhecimento da Unesco
Maringá/PR: Projetos aprovados para serem financiados pela Lei de Incentivo à Cultura
Anita Garibaldi/RS: História e cultura da Serra Catarinense retratada em livro
Cubatão/SP: Parceira entre Estado e indústrias recupera monumentos do Caminho do Mar em Cubatão
Painel
Painel

 
Belém/PA: Novos guias visitam pontos turísticos
Amazônia Jornal. Portal ORM
abril/2006
 
Estudantes do curso para formação de guias turísticos participaram, na manhã de ontem, da última etapa do projeto 'Landi: Cidade Viva'. Eles visitaram alguns pontos turísticos da cidade, como a igreja de São João, o Palácio dos Governadores e a praça Frei São Caetano Brandão.

Em todo o trajeto, os 40 participantes do curso foram orientados pelos coordenadores do Fórum Landi, o arquiteto Flávio Nassar e Elna Trindade, arquiteta e também uma das diretoras do centro de Arquitetura da Universidade Federal do Pará (UFPA). 'Essa etapa do curso pode ser considerada como a parte prática. Eles passaram uma semana estudando sobre a vida e a obra do arquiteto italiano Antônio Landi. E agora estão vendo de perto as obras revolucionárias dele', afirmou Elna Trindade.

Segundo o arquiteto Flávio Nassar, o curso continuará a partir do dia 19 deste mês, quando os novos guias turísticos explicarão tudo o que aprenderam para alunos do ensino médio de várias escolas da cidade, tanto públicas quanto particulares. Correspondendo a um programa de educação patrimonial, que é novidade no programa curricular das escolas do Estado.'

Para Jorge Brengman, presidente da Associação dos Guias Turísticos de Belém, o projeto está servindo para despertar o sentimento de preservação do patrimônio histórico do Pará. 'Até hoje, os projetos arquitetônicos de Antônio Landi são considerados de vanguarda, principalmente no XVIII, quando foram construídas. E isso tem um significado muito importante para todos os paraenses', disse.

Para ler o artigo na íntegra, clique: