Piracicaba tem cerca de 250 prédios, públicos e particulares, tombados e mais de um mil imóveis em abertura de processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac). Na rua Prudente de Moraes, próximo à praça José Bonifácio, um imóvel tombado em 1986, começa a ser restaurado agora.
No ano passado, o patrimônio tombado "Terêncio Galesi" chegou a ser interditado pelo Corpo de Bombeiros porque parte decorativa da estrutura arquitetônica ameaçava cair. "Depois que interditamos, o pináculo chegou a cair. Demos um prazo de 90 dias para o início da restauração e está sendo cumprido", destaca Rosangela Maria Rizzollo Camolese, presidente do Codepac.
Cabe ao Codepac, órgão vinculado ao Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), segundo Rosangela Maria, fiscalizar se a obra não interfere nas características consideradas fundamentais no imóvel tombado. No caso do "Terêncio Galesi", a presidente do Codepac diz que as características arquitetônicas da parte frontal devem ser preservadas na restauração.
Segundo Rosangela, o Codepac não estipula prazo de restauração para os proprietários dos imóveis tombados porque o processo demanda custo. Mas para incentivar os proprietário, lei municipal oferece até 100% de redução no Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) dos imóveis restaurados. "Uma comissão vai até o local, faz avaliação e decide o percentual da isenção", ressalta.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Terêncio Galesi começa a ser restaurado
|