Leia mais
São Paulo/SP: Acervo de jornais e revistas vai ganhar um novo endereço
Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura tomba 12 construções da Arquitetura Moderna
Bento Gonçalves/RS: Processo de tombamento do prédio histórico de Bento Gonçalves será concluído
Teatro Tuca comemora 40 anos com shows e exposição
Bondinho do Pão de Açúcar comemora 93 anos com campanha de solidariedade
Painel
Painel

 
Cuiabá/MT: Governo vai recuperar a Ponte de Ferro do Coxipó e Igreja da Guia
Diário de Cuiabá
abril/2006
 
O Governo do Estado vai recuperar um dos maiores símbolos da Cuiabá antiga: a Ponte de Ferro do rio Coxipó, que há cerca de uma década foi destruída por uma enchente. O lançamento das obras de recuperação será feito pelo governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, nesta terça-feira (04.04). A solenidade acontecerá a partir das 8 horas, na ponte da avenida Fernando Corrêa.

Na semana de aniversário de Cuiabá, o Governo do Estado também lança as obras de recuperação da Igreja Nossa Senhora da Guia, no Distrito da Guia. A solenidade será no domingo (09) , também com a presença do governador Blairo Maggi e do secretário João Carlos Vicente Ferreira.

A Ponte de Ferro do rio Coxipó foi construída em 1896 e completa 110 anos em 2006. Foi a primeira de Cuiabá, importada da França, adotando o sistema construtivo Eiffel. A sua construção representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, viabilizando a penetração de capitais, mercadorias, técnicos e imigrantes europeus.

Construída em estrutura metálica com emprego de tecnologia estrangeira, a ponte era, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país. A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado (Portaria nº 26/84 D.O. 10/09/1984).

Para ler o artigo na íntegra, clique: