O projeto "Historiando a Zona Noroeste" envolve cada vez mais pessoas e instituições com o objetivo de reconstruir a memória da região. Há cerca de 15 dias, a Prefeitura de São Vicente, por meio do Departamento de Meio Ambiente, também contribuiu e cedeu 16 fotos aéreas para reprodução.
O material comporá o acervo da exposição do Historiando, iniciativa que integra a comunidade e entidades da Zona Noroeste, instituições diversas e órgãos da Administração Municipal. Registradas em 1958, as imagens retratam os bairros Rádio Clube, Jardim Castelo, Areia Branca, Bom Retiro, Santa Maria, Caneleira e São Jorge. As fotografias serão escaneadas e farão parte do acervo da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), uma das entidades parceiras do projeto.
O próximo passo é, também, dar espaço aos arquivos pessoais, pois hoje o conteúdo das fotografias é institucional. Itinerante, a exposição está entre as primeiras atividades organizadas pelo Historiando a Zona Noroeste. Foi lançada no dia 28 de agosto, durante as comemorações do aniversário da ZNO. A mostra já esteve no Paço Municipal, Mendes Convention Center, onde aconteceu a Semana da Educação, shoppings centers, entre outros pontos.
Os interessados em contribuir com o projeto podem entregar fotos, documentos e jornais antigos sobre a Zona Noroeste na Fams, à Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro. O telefone para contato é 3223-7090. Outro local para a entrega do material é a Casa da Cidadania, que fica no Caminho São Sebastião, 16, Rádio Clube. Mais informações pelo telefone 3291-2655.
FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos
|