Leia mais
João Pessoa/PB: Fontes antigas mantêm a beleza colonial
Rio de Janeiro/RJ: Museu da República reabrirá gruta criada por discípulo de Glaziou
Portugal: Lisboa - Descobrir o Palácio da Ajuda
China quer reforçar proteção ao patrimônio cultural
São Paulo/SP: Estado e entidade sem fins lucrativos preservam patrimônio visual brasileiro
Painel
Painel

 
Turismo na Estrada Real
Mônica Yamagawa
junho/2005
 
Governado do Estado de Minas Gerais, Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico – BID – e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG – assinaram, no mês passado, o termo de cooperação mútua para a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável para a micro e pequenas empresas turísticas localizadas na extensão da Estrada Real, somando, para esta primeira fase, um investimento de US$ 6,8 milhões.

O Programa Estrada Real, parceria entre os setores público e privado, espera receber a partir de 2007, cerca de 2,5 milhões de turistas/ano, visando a criação de 180 mil empregos e um movimento anual de US$ 1,250 bilhão. As expectativas “teóricas” são altas, atingi-las dependerá das “práticas” e “reais” ações políticas e dos investimentos do setor privado.

Para a primeira etapa (2005-2008), os pólos trabalhados serão os dos municípios de Santa Bárbara, São João Del-Rei e Ouro Preto - este último presente no percurso histórico da criação dos órgãos de preservação do país, e, quem sabe, também faça parte de um novo capítulo, a da tão desejada preservação patrimonial associada ao desenvolvimento social e econômico... Bem, voltaremos a conversar sobre o assunto daqui há 3 anos, para verificar se as teorias alcançaram as práticas...

FONTE: Portal de Ouro Preto