Bens tombados como Patrimônio Histórico Municipal estão esquecidos pelo poder público há quase duas décadas. Um deles, a antiga sede do Mixto, foi quase totalmente derrubada no final dos anos 90. No local foi construída a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na avenida Getúlio Vargas. Apesar de existir uma lei que regulamenta o tombamento dos bens a nível municipal, há vários anos os gestores parecem ignorar as regras.
Após pesquisa no banco de leis da Câmara Municipal de Cuiabá, a reportagem encontrou 13 bens tombados como Patrimônio Histórico Municipal e visitou parte deles durante duas semanas. Apesar de estar com o muro em reforma (feita pela Secretaria de Obras de Cuiabá), o Cemitério do Pascoal Ramos, tombado em 1993, está em péssimas condições. Quase todos os túmulos mais antigos estão depredados. As cruzes com datas de mortes da década de 70 estão espalhadas pelo cemitério. Há sinais claros de que muitas foram retiradas e levadas embora.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Patrimônio abandonado - Falta de critério para tombamento, desrespeito à lei e descaso do poder público transformaram bens em ruínas
|