Os munícipes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história de uma das vias mais conhecidas de Santos, a Rua XV de Novembro, no Centro. A equipe de reportagem do programa Rota do Sol, da TV Tribuna, esteve nessa sexta-feira (4) fazendo filmagens no local. A matéria será exibida no próximo dia 12, às 13h45. Um dos entrevistados foi o repórter-fotográfico do Diário Oficial de Santos José Dias Herrera, o mais antigo em atividade do Brasil.
O programa exibirá curiosidades, como pessoas ilustres que por ali passaram, assim como alguns importantes imóveis da via existentes até hoje. Alguns exemplos são a Associação Comercial do Café, fundada há 135 anos, e a Bolsa Oficial de Café. As inúmeras negociações do produto feitas nesses locais, assim como nos bancos, fizeram a Rua XV de Novembro ser conhecida como a Wall Street Brasileira.
EXPOSIÇÃO
A pedido do World Trade Center, instalado a um ano na Rua XV, o historiador Waldir Rueda fará uma exposição de fotos antigas sobre a via no próximo dia 22, no próprio local. “Serão mais de 25 imagens, como a construção do bulevar. Apesar de algumas mudanças, a rua ainda mantém o charme da época do café”, diz.
REFERÊNCIA
De uns anos para cá, a via tornou-se símbolo da revitalização e desenvolvimento da região histórica da Cidade, devido ao projeto Alegra Centro. Para manter e recuperar o rico patrimônio arquitetônico inalterado, a Prefeitura concede isenções fiscais aos proprietários da área central.
Para manter as características originais da Rua XV de Novembro, foram retirados os 25 postes de concretos e foram instalados 40 luminárias de ferro fundido, réplicas de postes antigos, que iluminam toda a via. A única mudança em relação ao aspecto original é o novo piso, que é feito na forma de grãos estilizados em um desenho elaborado em mosaico português.
O retorno ao passado fez muito bem aos santistas, pois se sentem mais orgulhosos da Cidade onde moram. O Centro Histórico foi um dos locais de filmagem da minissérie Um Só Coração, da TV Globo, e já foi tema de várias matérias de jornais e revistas de todo o País.
Hoje, o local é um dos pontos de referência do Centro para as pessoas que trabalharam a semana inteira e querem se divertir com os amigos ao final do expediente. Todas as sextas-feiras, a partir das 18 horas, começa o Música da XV, projeto das secretarias de Turismo (Setur) e de Cultura (Secult).
FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos
|