Leia mais
Diretor apresenta documentário sobre suposta tumba de Jesus
Boa Vista/RR: Matriz Nossa Senhora do Carmo - Revelando formas originais
Hospedaria dos Imigrantes abrigará campus da Unifesp em Santos
Rio de Janeiro/RJ: Casarão tombado é invadido por 19 famílias no Rio
Macau: Patuá candidato a Património da Unesco
Painel
Painel

 
Cuiabá/MT: Sino centenário de volta à Igreja
Aline Chagas. Diário de Cuiabá
janeiro/2006
 
Um sino centenário foi levado no sábado à tarde de volta à Igreja Nosso Senhor dos Passos, localizada no Centro de Cuiabá, para recompor a estrutura original. A Senhor dos Passos foi restaurada recentemente e faz parte do Patrimônio Histórico de Cuiabá. Para fazer a retirada e o transporte do sino, a arquidiocese de Cuiabá e a sub-regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros.

O sino centenário foi tirado da Igreja na década de 90 e levado para a Igreja São João Batista, no Grande Terceiro. Durante a restauração, a equipe do IPHAN localizou o sino que foi colocado na Senhor dos Passos no século 19. Outros dois sinos serão levados para a Igreja restaurada. Um deles está ainda está na Igreja São João Batista, mas será levado de volta em breve. O terceiro sino foi encaminhado para um restaurador em Goiás, por ter uma rachadura. O quarto sino nunca foi tirado da Igreja Nosso Senhor dos Passos.

O chefe da sub-regional do IPHAN de Mato Grosso, Cláudio Conte, explicou que não há como estimar o valor em dinheiro dos sinos, mas a importância deles como Patrimônio Histórico é incontestável. Segundo Cláudio, dois deles tem inscrições e foram fundidos em Buenos Aires (Argentina) em 1860 e Montevidéu (Uruguai) em 1897.

“Um terceiro sino tem o brasão do império e ostensório, o que significa que ele também é muito antigo. Todos foram trazidos para compor a Igreja do Nosso Senhor dos Passos”, comentou Cláudio.

Para ler o artigo na íntegra, clique: