Leia mais
Volta Redonda/RJ: Lei de Incentivo à Cultura é aprovada por vereadores
Aracaju/SE: Estudantes de Arquitetura farão ato a favor do Farol de Aracaju
Belém/PA: Terminal abre espaço para exposição
Portugal: Museu da Emigração desloca-se a Roma
Museus disputam coleção de Edemar
Painel
Painel

 
CCPF recupera fotografias do acervo de Museu em Goiás
FUNARTE
novembro/2005
 
O Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF) está realizando trabalho de recuperação do acervo pertencente ao Museu da Imagem e do Som (MIS) de Goiás. A equipe técnica do CCPF, no Rio de Janeiro, foi acionada pelo MIS de Goiás a partir do apoio da Fundação Vitae.

O processo de recuperação é dividido em duas etapas, a primeira delas consistindo na aplicação de técnicas de higienização, com a limpeza mecânica ou química da fotografia. Em seguida, vem a estabilização e reestruturação, etapas em que aplicados remendos e consolidações nas áreas danificadas; e o acondicionamento do material, que é colocado num invólucro apropriado à sua conservação.

Após essa primeira fase, é feita a reprodução fotográfica, já que estas fotografias não têm negativos. A reprodução é necessária para preservar os originais e facilitar a consulta ao material.

O acervo fotográfico do Museu da Imagem e Som de Goiás reúne 25 mil documentos, dos quais 11 mil são fotografias, os demais se dividindo entre cartões-postais, negativos, dispositivos e álbuns.

O álbum de fotografias que está sendo tratado constitui um dos mais importantes conjuntos de imagens do acervo do museu, pois documentam o processo histórico, social e urbanístico de Goiânia, durante as décadas de 1930, 40 e 50.

Para outras informações: (21) 2509-0337 ou pelo e-mail

FONTE: Website Oficial da FUNARTE: