Leia mais
Portugal: Aposta no centro histórico
Pirenópolis/GO: Igreja Matriz é reinaugurada após três anos
Festa para a centenária Rio Branco
João Pessoa/PB: Reunião define ação integrada para implantação do museu da capital
Portugal: Cante alentejano candidato a Património da UNESCO
Painel
Painel

 
Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO elege novos sítios naturais
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
julho/2005
 
Durban, África do Sul - O Comitê do Patrimônio Mundial, dirigido por Themba Wakashe, vice Diretor Geral de Patrimônio e Arquivos Nacionais da África do Sul, inscreveu 17 novos sítios culturais na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi decido também ampliar os sítios Campanários da Bélgica e França; Fronteiras do Império Romano (Alemanha e Reino Unido); Ferrovia das Montanhas Indianas (Índia); Sítios arqueológicos de Sterkfontein, Swartkrans, Komdraai e Environs (África do Sul); Trabalhos de Antoni Gaudí (Espanha). Contabilizando a inclusão destes novos sítios, a lista passa a somar um total de 812 áreas, sendo 628 culturais, 160 naturais e 24 mistas distribuídos em 137 países.

Com as recentes inscrições, Barein, Bósnia Herzegovina e a República de Maldova entram na lista pela primeira vez. Dentre os sítios incluídos, três se estendem por áreas de mais de um país. Um dos lugares inscritos, as jazidas de salitre de Humberstone e Santa Laura, também foi incluído na Lista do Patrimônio em Perigo. Uma reunião, em 14 de julho, havia retirado três localidades da Lista do Patrimônio em Perigo, reconhecendo o progresso na preservação dessas áreas: o Parque Nacional de Sangay (Equador), Timbuktu (Mali) e Butrint (Albânia).

Os 17 novos sítios culturais são: Cidade Museu de Gjirokastra (Albânia); Qal’at al – Sítio Arqueológico de Barein (Barein); Complexo Arquitetônico, Residencial, e Cultural da Família Radziwill em Nesvizh (Belarus); Paralelo Geodésico Struve (Belarus, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, República de Maldova, Rússia, Suécia e Ucrânia), Casa de Platin-Moretus (Bélgica), Área da Ponte Antiga da Cidade de Mostar (Bonsia Herzegovina), jazidas de salitre de Humberstone e Santa Laura (Chile), Centro Histórico de Macau (China), Centro Histórico de Cienfuegos (Cuba), cidade de Le Havre (France), cidade de Soltaniyeh (Irã), Tells Bíblicos (Israel), Rota do Incenso / Cidades do Negev (Israel), cidade de Siracusa e Necrópole Rural de Pantalica (Itália); Floresta Sagrada de Osun-Osogbo (Nigéria); Centro Histórico da Cidade de Yaroslavl (Rússia); cidade de Kunya-Urgench (Turcomenistão).

O Comitê do Patrimônio Mundial, que tem 21 membros, se reuniu de 10 a 17 de julho. Na última quinta-feira (dia 14), foram incluídos também na lista sete novos sítios na Lista do Patrimônio Natural: Cratera de Vredefort (África do Sul); Vale da Baleia, Wadi Al-Hitan (Egito); Penísula Shiretoko (Japão); Fiordes de Geiranger e Naeroy (Noruega); Ilhas e Áreas Protegidas do Golfo da Califórnia (México); Complexo de Florestas Dong Phayayen – Khao Yai (Tailândia); Parque Nacional Coiba e sua Zona Especial de Proteção Marinha (Panamá); Parque Nacional do Vale das Flores (Índia); Santa Kilda (Reino Unido).

FONTE: Notçia extraída na íntegra do site focial da UNESCO no Brasil: