Leia mais
Acorizal/MT: Inventário de postos telegráficos será realizado em comemoração ao centenário de Rondon
Comissão escolhe logomarca para o Ano Nacional dos Museus
Bauru/SP: Prédio da Estação da Sorocabana é pioneiro e completa 101 anos
Fortaleza/CE: Especialista debate em Fortaleza sobre patrimônio arquitetônico em centros urbanos
História: A Educação nos anos de chumbo: a Política Educacional ambicionada pela “Utopia Autoritária” - 1964-1975.
Painel
Painel

 
MAST lançará inventário do arquivo Olympio da Fonseca
MAST - Museu de Astronomia e Ciêcias Afins
novembro/2005
 
O Museu de Astronomia e Ciêcias Afins (MCT/MAST) lançou, no dia 1º de novembro, o inventário do arquivo de mais um importante cientista brasileiro: o médico Olympio da Fonseca. Além da descrição de todos os documentos do arquivo do cientista - hoje sob a guarda do MAST –, o trabalho da área de Documentação em História da Ciência do Museu traz um CD com o Catálogo de Medalhas e o Repertório de Fotografias, possibilitando ao pesquisador ver imagens digitalizadas deste acervo.

Olympio da Fonseca atuou no Instituto Oswaldo Cruz, onde estudou doenças tropicais e trabalhou no projeto de saneamento da Baixada Fluminense. Recebeu vários prêmios e homenagens em vida, havendo realizado importantes missões e tendo sido designado delegado pelo Comitê de Higiene da Liga das Nações para realizar estágios em países do Extremo Oriente, principalmente no Japão e no sul da China. Paralelo às atividades científicas, também foi professor de Parasitologia da Faculdade de Medicina, de Biologia Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal e professor de Botânica e de Biologia Geral do Colégio Pedro II. Foi o fundador e primeiro Diretor do Instituto de Pesquisas Amazônicas INPA, em Manaus, havendo falecido no Rio em 1978.

O lançamento do inventário foi realizado no auditório do MAST com a presença de Olympio Henrique Monat da Fonseca, filho de Olympio da Fonseca, e da historiadora da Casa de Oswaldo Cruz, Ana Luce Girão.

Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas junto a Coordenação de Documentação em História da Ciência do MAST, no telefone 21 3295-0918 e no website do