Os elegantes vitrais da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro, vão passar por restauração, assim que o projeto for aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) e a paróquia conseguir captar os R$ 97,7 mil necessários à obra. O reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo, cônego Pedro Carlos Cipolini, disse que será feita uma campanha de arrecadação de recursos junto à comunidade, para recuperar parte desse patrimônio cultural da cidade. A Igreja do Carmo é tombada pelo Condepacc.
Segundo ele, os vitrais são de origem alemã, comprados pela Casa Conrado, e utilizam a técnica conhecida como grisaille - pintura monocromática em cinza, que dá a ilusão de relevo. Parte dos vitrais começa a cair. É possível, diz Cipolini, que desde que foram instalados, nos anos 1930, nunca tenham passado por manutenção.
A restauração vai incluir a substituição do chumbo estanhado que está deteriorado pelo tempo, algumas peças abauladas precisarão ser refeitas, haverá necessidade de substituir vidros quebrados e refazer a pintura dos vitrais pintados à mão e queimados no forno, além de limpeza especial.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Igreja faz campanha para recuperar vitrais
|