Leia mais
Santos/SP: Pantheon dos Andradas será entregue no dia 17
Programa do BNDES associa preservação do patrimônio a desenvolvimento nas cidades
Piracicaba/SP: Abrigo da rua XV será reformado
São Luís/MA: Fórum de Alcântara será incluído em Programa Monumenta
Paranaguá/PR: UFPR busca verba para Museu de Arqueologia
Painel
Painel

 
Alcântara reinaugura monumentos e recebe verbas para novas restaurações
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
janeiro/2005
 
O Iphan irá inaugurar, na segunda quinzena de janeiro, cinco obras de restauração de monumentos históricos em Alcântara, que estavam a cargo da 3ª Superintendência Regional, no Maranhão. O instituto investiu R$ 242 mil nas reformas das igrejas de Nossa Senhora do Rosário e do Desterro, do Pelourinho, dos cinco Passos da Quaresma e do Sítio Nazaré.

Na igreja de Nossa Senhora do Desterro estão sendo restaurados o altar-mor, as imagens sacras da capela e a estrutura física. Em sua última reforma, no ano de 1978, algumas cores foram modificadas, retiraram colunas, os castiçais do altar sumiram e tudo teve que ser recuperado.

O Pelourinho, instalado em 1648 em frente à Casa de Câmara e Cadeia, está sendo totalmente restaurado. A superintendente Kátia Bogea diz que o monumento está muito degradado e vai receber uma proteção impermeabilizante, além da recuperação das imagens que nele estavam gravadas.

A participação dos moradores na preservação do seu patrimônio cultural e ambiental será garantida pelo Projeto Fonte Viva. Estão programadas oficinas de capacitação patrimonial para a formação de guias de turismo cultural e agentes de preservação do meio ambiente.

A cidade vai receber novos investimentos do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura e do Iphan, no valor de R$ 4,5 milhões para restaurar outros bens do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Alcântara. Quatro ruínas, 14 monumentos, três ruas e cerca de 75 imóveis privados estão na lista para futuras obras.