Leia mais
Campo Grande/MS: Museu de História do Pantanal recebe primeiras peças
Santos/SP: Prefeitura reabre Pantheon dos Andradas
China: Obras das Olimpíadas revelam tesouros arqueológicos na China
Santos/SP: Proaas realiza evento para integrar comunidade e Aquário
Mogi das Cruzes/SP: Em Mogi, novos membros do Comphap tomam posse nesta quinta-feira
Painel
Painel

 
Santo Antônio do Leverger/MT: Governo e prefeitura recuperam Cadeia Pública de Leverger
Jornal O Documento
abril/2006
 
O Centro Cultural Cadeia Pública, do município de Santo Antônio do Leverger, será recuperado e revitalizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e em parceria com a prefeitura local. O lançamento das obras foi feito na tarde da última sexta-feira, com a participação do secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, e o prefeito em exercício da cidade, Lioniê Vitório, o Nico.

A antiga Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger, fundada em 1925, foi desativada com a construção do novo presídio na cidade, em 2000, e desde então foi transformada em Centro Cultural, uma iniciativa de Lioniê Vitório, à época secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente do município. Seis anos depois, o Centro Cultura necessita de reformas. Mas não será apenas reformado. “Queremos adaptar o prédio para as instalações adequadas”, afirmou o secretário João Carlos.

O Centro Cultural Cadeia Pública abriga a Biblioteca Pública Municipal Marechal Rondon, duas salas – a “Genésio José da Silva” e a “Milton Figueiredo” – que são mini-museus e espaço para reunião dos integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Leverger e grupos folclóricos, entre outros, da cidade. “É importante adequar as instalações para que o espaço seja melhor utilizado”, sublinhou o secretário.

Para ler o artigo na íntegra, clique: