O Ministério da Cultura entregou na capital gaúcha o primeiro prédio particular restaurado no país pelo Projeto Monumenta, do governo federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Foram investidos R$ 297,9 mil na restauração do imóvel, construído no Século 19 no centro da cidade.
A obra, que começou em março deste ano, recuperou o piso, ladrilhos, esquadrias internas e a fachada do imóvel, preservando suas cores originais. Segundo o coordenador nacional do Monumenta, Luiz Fernando de Almeida, Porto Alegre foi a primeira entre as 26 cidades que integram o programa a lançar o edital de imóveis privados, em dezembro de 2004.
"Mais do que recuperar o patrimônio histórico, queremos inseri-lo na dinâmica da vida urbana", afirmou o coordenador ao anunciar outros prédios privados que irão integrar o Monumenta no centro da capital gaúcha. Entre eles estão a Igreja Anglicana, o Sindicato dos Bancários, o Hotel da Praça da Matriz e o Clube do Comércio, além de sete residências.
Segundo o prefeito José Fogaça, "a iniciativa poderá motivar empresários e donos de prédios históricos a investirem na preservação do patrimônio, além de dar novo fôlego à revitalização do Centro da cidade". O prédio, de estilo colonial, com quatro andares, inaugurado nesta quinta-feira (2), é um dos remanescentes da arquitetura residencial das últimas décadas do Século 19. Ele foi tombado pelo patrimônio histórico e cultural do município em 1996...
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Projeto Monumenta entrega em Porto Alegre primeiro prédio particular restaurado no país