Um museu e um centro de documentação sobre o nazismo serão construídos em um edifício que abrigou o quartel-general da Gestapo e das SS em Berlim, anunciaram as autoridades da cidade.
O projeto do museu de aço e vidro foi desenhado pelo escritório de arquitetura berlinense Heinle, Wischer e Associados. O centro, cuja construção começará em 2007, é patrocinado pela fundação Topografia do Terror, e abrigará uma vasta documentação sobre os crimes cometidos pelos nazistas durante o regime de Adolf Hitler (1933-1945).
A construção do novo centro custará 20 milhões de euros (US$ 24,4 milhões) e sua inauguração está prevista para 2009, por ocasião do 70º aniversário da invasão nazista da Polônia.
A fundação Topografia do Terror, criada em 1987, possui atualmente um museu ao ar livre no prédio que abrigou a Gestapo (Geheim Staatspolizei, polícia secreta do Estado) e a direção das SS (Schutzstaffel, guarda de segurança do partido nazista e do "Führer"), chefiadas por Heinrich Himmler, situado a 400 metros do bunker de Hitler.
Para ler o artigo na íntegra, clique: Antigo prédio da SS em Berlim abrigará museu
|